Aconteceu entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro a 15ª Feira de Negócios Capebe. Um dos maiores eventos de Agronegócio da região, a feira da Capebe é realizada em oito cidades do sul de Minas (Boa Esperança, Campo do Meio, Candeias, Coqueiral, Cristais, Guapé, Ilicínea e Nepomuceno). Foram três dias de negociações entre cooperados, empresas do Agro e cooperativas de crédito.
A Feira de Negócios acontece uma vez ao ano desde 2007, de lá para cá o mercado mudou e a cooperativa fez e faz parte de muitas fases do Agro brasileiro e internacional. Na feira de 2022, rolaram novidades: recorde de empresas participantes (+ de 50) e condições a vista e a prazo para o produtor escolher a melhor maneira de organizar os custos do seu trabalho. Outro ponto considerado positivo pelos cooperados é a divisão da feira entre as oito unidades Capebe.
Nos últimos anos o mercado agrícola tem encarado situações que pedem muita atenção do cooperado Capebe. Pequenos, médios e até grandes produtores procuram por parcerias para cuidar de suas lavouras e criações de forma sustentável, conseguindo renda no fim das safras por exemplo. A cooperativa pode oferecer aos seus membros estrutura, assistência e mercado com condições acessíveis, é na Feira de Negócios onde muitas dessas condições se juntam.
Este ano cinco áreas ocuparam o espaço da feira: Agronômico, Máquinas, Implementos, Veterinários e Bancos. Uma coisa interessante: as marcas parceiras puderam enviar seus representantes para mais de uma cidade, isso colabora para mais cooperados terem mais opções em produtos na hora da compra. Empresas que trabalham ao lado da Capebe e seus cooperados saem ganhando também, já que podem oferecer seus produtos e serviços para mais pessoas.
A equipe responsável pela organização do evento conta que um diferencial da Capebe dessa vez foram os negócios com bancos e cooperativas de crédito. A produção rural não é simples e por isso exige muita especialização e investimentos. Uma lavoura ou um rebanho passam por etapas de manejo, comercialização, transporte e tudo tem um custo, a Capebe garante que seus cooperados encontrem tudo isso na Feira de Negócios e ao longo de todo o ano.
José Neife de Miranda, diretor administrativo, afirma como ficou contente com o funcionamento da Capebe nos dias de feira:
Diretor presidente da Capebe, André Reis explica mais sobre o modelo de feira que a cooperativa trouxe este ano:
A Capebe conta com uma equipe de Comunicação que faz o contato entre cooperativa e cooperados. Nos dias da Feira de Negócios as unidades receberam muitas visitas de produtores e também do time de Eventos que foi ver de perto como estava o movimento. BORA VER?
“Venho todos os anos na Feira, aqui a Capebe nos dá a chance de organizar os gastos e tocar em frente, até porque nem sempre as coisas estão fáceis. Os prazos e tudo mais facilitam nossa vida. A gente pesquisa preço e pode escolher o que atende melhor nossas necessidades. Nossa produção é movimentada na Capebe, aqui tem segurança, a assistência no campo com os agrônomos não deixa a gente ficar perdido, recebemos as orientações para fazer o certo, cuidando da lavoura e economizando. O atendimento está mais rápido e a quantidade de produtos aumentou. Quem não vem na Feira sai perdendo, essa é a oportunidade para fazer os negócios. Esperamos que a cada ano a gente possa prosperar mais.”
“A gente tem uma amizade com o time da Capebe, contamos com os agrônomos e vendedores. Sou muito bem recebido e só tenho a agradecer por isso. Acho a Feira de Negócios um caminho para quem já está no Agro e para quem acabou de começar, em razão não só do preço, mas também pela parceria com a Capebe e todo o suporte e retorno que isso proporciona. Digo aos amigos cooperados que não percam esse evento, não deixem de prestigiar, a Feira inova e cresce todos os anos, a Capebe está de parabéns!”
“Me tornei cooperado em Campo do Meio há quatro anos. Acho a Capebe uma ótima cooperativa, pretendo seguir aqui com vocês. Gostei muito da Feira e dos seus produtos e preços. O atendimento do pessoal é 100%, tenho muita amizade com a equipe toda daqui. A assistência técnica está de parabéns, estão sempre fazendo as visitas e orientando a gente para produzir corretamente. Negocio todo o meu café na Capebe e compro os insumos aqui na loja. A divisão da Feira nas unidades foi uma ótima ideia, a gente nem precisa sair da nossa cidade. São muitas opções de produtos de qualidade, o prazo da Capebe também é um grande negócio. Agora vou falar com os agrônomos e investir na próxima safra.”
“A assistência da Capebe é muito boa, um apoio necessário nas nossas fazendas, quando temos dificuldade podemos ligar e logo marcar a visita técnica. Participo da Feira de Negócios todos os anos, as condições e prazos são bons para nós, assim temos tempo de trabalhar e acertar as despesas. Os produtos ofertados são muito bons, negocio tudo aqui na Capebe. A Feira em nossa cidade facilita, agiliza e beneficia o município.”
“Negocio insumo agrícola e veterinário na Capebe Candeias há dois anos. Estou na Feira pela primeira vez, gostei das condições de negócios, a gente tem onde escolher o que prefere. Tudo o que o café precisa eu adquiro na Capebe. A questão da Feira ser em Candeias é uma coisa boa, a gente ganha tempo e economiza dinheiro também.”
“Estamos com a Capebe Candeias desde o primeiro ano da unidade, sou administrador de fazenda e produtor de café. A vinda da Capebe para cá nos deu a oportunidade de ter o que antes os produtores de Candeias não tinham, como espaço para armazenar a produção, uma loja agropecuária com preços diferenciados e uma assistência técnica dos amigos agrônomos. No período de colheita nem temos tanto tempo livre, aí é só vir na unidade e fechar rapidinho os negócios. O cooperativismo presente em Candeias é bom para nossa economia e para as futuras gerações que veem de perto como tudo isso funciona.”
“Sou produtor rural, sempre tive contato com a Capebe, mas estou me tornando cooperado oficialmente este ano. Toda minha família faz parte da Capebe, é muito importante para nós a Feira e as suas condições, com melhores oportunidades para se produzir, a Capebe é que nos dá esse apoio. Os produtos vendidos pela Capebe são de ótima qualidade, na Feira conseguimos prazo para poder comprar esses insumos. Meu irmão também será cooperado Capebe em breve, nós praticamos a Agricultura Familiar na nossa produção.”
“Eu fazia negócios em Boa Esperança, sou cooperado desde 2002, agora sou atendido na unidade de Cristais, também realizo regularmente a análise de solos e apresento para os agrônomos da Capebe. O prazo de pagamento, preços e as opções de produtos são pontos fortes da Feira. Sou conhecido por todos os colaboradores daqui. Fica melhor com a divisão, a gente é atendido mais rápido e sem tumulto. Vou começar o planejamento do plantio agora e contarei com o corpo técnico.”
“Sou cooperado há 22 anos e sou muito feliz em dizer isso. Desde que a Capebe chegou em Guapé eu estou com o pessoal aqui. Trabalho com leite e café, cuido do meu rebanho só com Ração Capebe, muito boa a qualidade, como a de leite que agora é 100% livre de antibiótico, meu gado está bem cuidado. Eu tenho o acompanhamento dos agrônomos e veterinários, gosto muito deles, são todos muito gente boa. Frequento a Feira desde antes de ser dividida por unidades, mas reconheço sem dúvidas que sendo em Guapé fica bom para todo mundo, é bem melhor. Esse tanto de marcas presentes na Feira enobrece a Capebe, o momento é favorável para crescer. Vem para a Capebe que aqui tem tudo que o produtor precisa!”
“Na minha opinião é muito melhor a Feira como está sendo feita nos últimos anos. Ter todas essas opções de produtos é muito bom, eu sou cafeicultor e compro principalmente insumos agrícolas, quem me auxilia são os agrônomos da Capebe. Toda safra a equipe técnica acompanha as etapas da produção, com relatórios e tudo que for necessário para a organização anual das atividades. Meu café é armazenado na Capebe, tenho tido resultado com a Capebe.”
“A gente está sempre na luta, a Feira ajuda o produtor, ainda mais em momentos de desafios climáticos como a gente vem enfrentando. A gente trabalha com café e leite, todos os anos eu venho na Feira. Meu relacionamento com o pessoal da Capebe é presente, sempre estamos em contato. A Capebe ajuda muito os produtores da região. Sobre as opções de produtos variados nessa edição, digo que a pessoa encontra boas escolhas.”
“Acabei de me tornar cooperado por causa de indicações de amigos produtores. Me apontaram que seria rentável produzir na Capebe e de fato foi, armazenei meu café na cooperativa, deu uma boa classificação e comercialização. Recentemente os agrônomos me ajudaram com a análise de solo e agora me passaram a receita de insumos que preciso usar na lavoura. Vim à feira para dar esse primeiro passo rumo à safra que logo bate na porta. Assim como as marcas de insumos, as opções de maquininhas também me chamaram a atenção, este ano comprei uma ‘mãozinha’ e ela funcionou muito bem na colheita. Na parceria com a Capebe, o suporte técnico é eficaz e a galera é muito gente fina e capacitada.”
“Eu produzo milho, café e feijão. Falando como pequeno produtor, digo que a Capebe Nepomuceno é de suma importância para nós que precisamos de apoio e condições para trabalhar e ter retorno. Tenho o atendimento dos agrônomos e de todo o time da cooperativa. Essa foi a primeira vez que vim à Feira, achei os produtos uma beleza, tudo que faço no Agro é com a Capebe. Hoje em dia pesquisamos antes de comprar, mas a Capebe carrega consigo a marca de cooperativa e o seu jeito de prestar serviços e comercializar produtos é diferente do padrão, são condições melhoradas para o agricultor, o favorecido é o homem e a mulher do campo.”
“Trabalho fora e tenho uma propriedade em Nepomuceno. Sou cooperado desde quando a Capebe chegou aqui, a cooperativa e o cooperativismo são fundamentais para a troca de informações e para a evolução do conhecimento. O movimento cooperativista representa pessoas associadas, o que traduz que sozinhos não somos nada. A Capebe estar aqui é bom para o comércio local e para o reconhecimento do seu cooperado. Hoje toda a minha produção é atendida pela Capebe, o que preciso é com o pessoal aqui, tenho um vínculo de confiança. Nem sempre dá para se deslocar, a Feira nas unidades fica mais interessante para o cooperado.”
Betânia Reis, gerente comercial e um dos colaboradores por trás do planejamento geral da Feira, ficou surpresa com a procura dos cooperados e o resultado dos dias de negócios:
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |