Nos dias 16 e 17 de março, realizamos a 3ª edição da Vitrine Tecnológica Capebe (VTEC), no Campo Experimental da cooperativa, em Boa Esperança. Contamos com a presença dos cooperadores que cultivam cereais, estudantes e até mesmo produtores de café, que aproveitaram para conhecer as novas tecnologias de mercado e os produtos desenvolvidos pelas empresas parceiras.
Para o diretor presidente da Capebe, André Reis, é fundamental que os cooperados se mantenham informados para produzir cada vez mais. “Nosso maior objetivo com a VTEC é ajudar os nossos cooperados a evoluírem no cultivo de grãos. A Capebe só existe porque vocês acreditam em nosso trabalho. Então, vocês podem ter certeza de que nós continuaremos trabalhando para o ano que vem trazer ainda mais tecnologia e inovações”.
Além disso, o evento contou com duas palestras. No dia 16, o Agrometerologista e fundador da Rural Clima, Marco Antônio Santos, falou sobre “Como será o clima para a safra 2022, em ano de La Ninã”. Já no dia 17, recebemos Leonardo Sologuren, sócio-diretor da Horizon e cofundador da Zeus Agrotech que palestrou sobre as perspectivas para os mercados de grãos e o cenário econômico.
As novidades desse ano na VTEC, foram os stands de implementos agrícola com os lançamentos do mercado e a oportunidades de negociações em insumos agrícolas, no balcão de negócios. Jorge Fernando é cooperado da Capebe Nepomuceno e ficou satisfeito com o evento. “Se a gente continuar com a agricultura de anos atrás, vamos perder mercado. Um evento como esse é muito interessante para adquirirmos mais conhecimento e acompanharmos as tecnologias que estão vindo para o campo. A Capebe, e nós, ganhamos com a VTEC porque temos as informações que precisamos para continuar trabalhando.”
Outros cooperados que também aprovaram a VTEC desse ano foi o casal Celso Ricardo e Flávia Araújo, de Nepomuceno: “Eu estou gostando muito, esse ano tem mais variedade de stands, mais produtos que nos ajudam a entender e ter uma visão sobre como vai ser a próxima safra. Eu trabalho em família, cultivamos café e cereais. Inclusive, tivemos um dia de Campo com a Capebe, na plantação de soja. Já estamos juntos com a Capebe há bastante tempo e estamos muito felizes com o resultado, a cooperativa sempre tem nos ajudados”.
Ele também aprovou foi a exposição de maquinário e implementos: “Fica muito mais fácil, pois já podemos conversar sobre os produtos, tirar nossas dúvidas e conferir os preços”, diz Celso.
Flávia ainda complementa: “Como esse foi o primeiro ano que plantamos soja, estou gostando muito da VTEC. Acredito que todos deveriam participar pois é um evento muito interessante onde aprendemos tudo sobre o cultivo”, finaliza.
Clóvis Campos, que tem pai e irmãos cooperados destaca: “Sou produtor de café e cooperado da Capebe desde 2007, e essa é a primeira vez que eu participo da VTEC. Gosto de acompanhar e conhecer novas tecnologias para repassar conhecimento às pessoas. Eu achei que o evento ficou bem montado e gostei muito dos maquinários”, diz Clóvis, cooperado de Boa Esperança.
A VTEC movimentou mais de mil pessoas em dois dias, dedicados a aprender sobre as novidades para o cultivo de cereais e a ideia é continuar inovando, para a cada ano, trazer desenvolvimento para o agronegócio.
A ADFERT é uma empresa especialista em tecnologia para fertilizantes e trouxe para a VTEC dois produtos do nosso catálogo. O primeiro é o Newtrogen, que contém 2 proteções químicas que prolongam a durabilidade do nitrogênio no solo, dando assistência em todos os ciclos da planta.
A outra novidade é o Enxofre Elementar, o único do mercado à base de suspensão concentrada. A sua principal vantagem é oferecer o enxofre de maneira eficiente aos ciclos da planta, aumentando o ganho de peso, potencializando a produtividade. Gostaríamos de parabenizar a Capebe pelo evento, pois a Vitrine nos ajuda mostrar tecnologias ao produtor para ajudá-lo a aumentar sua produção. Estamos a disposição para tirar mais dúvidas sobre nossos produtos.
Marcelo Moreira
Gerente Comercial da ADFERT
Já estamos há 3 anos participando da VTEC, um evento que se tornou indispensável na região. Com mais de 30 anos de mercado, trabalhando a nutrição de plantas, a AgroCP tem se tornado uma das principais empresas de organominerais com foco no aumento de produção. Nesse ano, nosso foco é apresentar nossa linha CPTURBO, indicada para o cultivo de cereais.
Mostramos aos cooperados o nosso campo de milho e soja que foram implantados usando o CPTURBO. Nele temos formulações diferentes, sempre testando novos aditivos desenvolvidos para o produto, que já se consolidou no mercado e vem demonstrando resultado de produtividade. Também temos CPMULT, um dos principais organominerais do mercado, em termos de resultado. Por último, desenvolvemos o CPMULT PASTAGEM, que é uma cultura que vem crescendo bastante na região, então estamos ligados no mercado para oferecer os melhores produtos para todas as variedades que o produtor possa precisar.
Hernani Luís Cruz Teodoro
Representante técnico de vendas AgroCP
A Agroeste investiu na tecnologia PRO4, a única que apresenta proteção das raízes e parte aérea. Dos produtos do nosso portifólio destacamos o Híbrido 1868, usado no cultivo do milho, com alto nível de produção, resistência ao complexo de enfezamento e combate as principais doenças do milho. Temos também o 1850 PRO4, nosso lançamento de alto nível de produção para grãos e silagens, com excelente análise bromatológica. Por último, o 1820, que também tem um alto potencial no controle do sistema de enfezamento (cigarrinha do milho). Na cultura da soja, aplicamos no campo experimental, o 3707 I 2X, um produto com a nova biotecnologia, buscando aumentar a produtividade protegendo das principais lagartas que atacam a soja, com proteção na parte aérea.
Luís Felipe
Representante Comercial das Sementes Agroeste
Por mais um ano estivemos presentes na VTEC e apresentamos nossas inovações para o cultivo de milho e soja. O fungicida Fox Xpro é nosso produto com 3 ativos para melhorar a performance e controlar as principais doenças da cultura da soja. Já o Curbix é nossa inovação que pode ser usado no cultivo do milho e da soja. Na cultura da soja ele é utilizado para fazer o controle dos percevejos. No milho, ele combate tanto o percevejo, quanto a cigarrinha.
Para o controle de nematoides na soja, a Bayer trouxe o Verango, que é um menaxida. Especialmente para a cultura do milho, lançamos o herbicida Adengo, um pré-emergente que auxilia no controle das plantas daninhas, que prejudicam a alta produtividade das lavouras. Todos os nossos produtos estão disponíveis na Capebe. Procure o departamento técnico para fazer o melhor posicionamento, alcançando mais produtividade.
Francisco Miranda
Representante Técnico de Venda da Bayer
Primeiramente, a BASF gostaria de agradecer a Capebe por esse brilhante evento, que nos oferece a oportunidade de apresentar nossas tecnologias e soluções aos cooperados. É muito importante ter acesso a esse público, principalmente para que os produtores possam acompanhar todas as inovações que estamos trabalhando, para melhorar a produtividade das lavouras, trazendo aumento de produtividade e rentabilidade ao seu negócio. Desde a primeira edição, compramos essa ideia e estamos juntos com a Capebe, trazendo nossas tecnologias inovações, levando soluções conjuntas aos cooperados Capebe.
Este ano, apresentamos aos cooperados o Aumenax, um produto inovador, recomendado para a aplicação no estágio vegetativo, sendo muito efetivo no manejo das principais doenças na cultura da soja. Outro produto foi Blavity, produto inovador, indicado para melhorar o processo produtivo da lavoura de soja, aumentando a produtividade das lavouras, diminuindo o nível de infecção das principais doenças Ferrugem, Mancha Alvo e outras doenças secundárias. Já o Orkestra que é o mais indicado para o cultivo do milho, atuando de maneira eficiente no controle da mancha branca. Trazendo excelente controle com aumento de produtividade.
Alexandre Nunes Rodrigues
Engenheiro Agrônomo (RTV Especialista) Basf
A FMC levou para a VTEC a linha de produtos que atende aos produtores de soja em todos os segmentos. Apresentamos o Aurora, que é indicado na dessecação para plantio e na fase da pré-colheita com associações de outros herbicidas parceiros. Temos também o Stone. Um pré-emergente para o manejo de plantas daninhas, evitando a mato competição inicial. Para o tratamento de semente são três opções: Rocks, Presence e o SeedCOMO. Com essa somatória de produtos, iniciamos uma formação das plantas mais estruturadas e de grande potencial em produtividade.
Falando em inseticidas destacamos o Premio e o Avatar, destinados para o segmento de lagartas. O Benevia é usado para o controle de mosca branca. O Hero e Talisman, são eficientes no domínio do percevejo e o Mustang é para a dessecação e pré-colheita, fazendo o combate de pragas no final do ciclo. Como fungicida, contamos com o Battle e Bravengis para o controle de doenças e Zignal. Para encerrar, no controle de mofo branco e no segmento de bioativadores temos Cropevo, que irá trazer grandes benefícios para as plantas da soja. Gostaríamos de agradecer e convidar todos os produtores para conhecer o nosso programa de relacionamento Juntos Produtores, repleto de benefícios exclusivos ao produtor rural.
Matheus Rossi Rodrigues
Desenvolvimento de Mercado FMC
A Fortgreen é parceira da Capebe há mais de 6 anos. Hoje, mais uma vez, estamos aqui na VTEC, trazendo para os cooperados as últimas novidades para a nutrição de plantas.
Dos produtos do nosso portifólio apresentamos o Germinate, um produto para o tratamento de sementes à base de cobalto, molibdênio, níquel e zinco, que ajuda na indução de produção de auxina pela planta, melhorando o seu enraizamento. O cobalto auxilia no transporte de oxigênio para os nódulos. Já o molibdênio tem a função de ajudar na fixação do nitrogênio pela planta.
Outro produto do portifólio é o Setup, que tem proporcionado bons resultados de produção. Em sua formulação possuí alguns compostos fenólicos de origem vegetal, nitrogênio e boro, o objetivo do produto e por meio da quebra da dominância apical fazer com as plantas de soja tenham um maior engalhamento, consequentemente um maior número de nós por hectare.
Chrystiano Resende
Representante Técnico de Vendas Fortgreen
O Grupo Vittia é formado por 6 empresas, começamos há 50 anos com a Bio Soja, tendo como marca principal a Biomax de inoculantes. Ao longo do tempo, fomos adquirindo novas empresas e hoje fornecemos diversos produtos nas linhas de Inoculantes, Adjuvantes, Acaricidas, Condicionadores de Solo, Defensivos Biológicos (Macro e microrganismos), Fertilizantes Foliares, Fertilizantes Organominerais, Micronutrientes Granulados para Solo e Sais para a Agricultura e Pecuária. Esse é o primeiro ano que participamos da VTEC e estamos muito satisfeitos com o resultado.
O nosso foco é na cultura da soja e milho, apresentamos aos cooperados nossas opções de tratamento, como fungicidas para controle de doenças de parte aérea e solo, e nematicidas microbiológicos. Já sobre o controle de pragas, apresentamos soluções para o controle dos percevejos marrom e castanho, como também lagartas. Pensando na cultura do milho, uma das principais dificuldades é o controle da cigarrinha, que pode ser tratado com o nosso Boveria-Turbo, produto a base do fungo, Beauveria bassiana. O Grupo Vittia tem hoje uma linha completa para aplicação junto com o controle biológico, com total segurança na mistura, já que é preciso cuidado nessa aplicação associada a algum defensivo químico, que podem ser incompatíveis aos microrganismos. Agradecemos a Capebe pela parceria, esse foi um evento bem dinâmico para nós e os produtores, agregando novas tecnologias para o manejo, conseguindo alta produtividade nas lavouras.
Higor Henrique Reis Neves
Assistente Externo de Vendas Grupo Vittia
André Faustino Luz
Desenvolvimento de Mercado Grupo Vittia
A Ihara é uma empresa com mais de 55 anos de mercado trabalhando com defensivos, sempre buscamos trazer novidades aos produtores. Nesta edição da VTEC, apresentamos o Kyojin. Ele é um pré-emergente novo, indicado para deixar a cultura de milho ou soja livre de plantas daninhas, por um período de 30 a 60 dias. A vantagem é que é um ativo inédito no mercado, o Pyroxasulfone, com a mistura da flumioxazina, dois ativos que combatem o mato de folha estreita e larga. O Kyojin deve ser aplicado nas lavouras em até 48 horas após o plantio. Respeitando esse período, o produtor consegue cultivar o milho e a soja livre de matos. Já pensando no controle de pragas, apresentamos o Maxsan. Ele é um produto mais usado no começo de ciclos, para no combate da infestação de cigarrinhas e percevejos. A vantagem dele, é justamente conseguir controlar todo o ciclo do percevejo, da mosca branca e da cigarrinha, provocando esterilidade do macho, diminuindo a população, fazendo com que o produtor reduza gastos para combatê-los. Já o Zeus é um produto de choque, também usado para o controle do percevejo marrom e verde, cigarrinha e mosca branca, mais usado para fazer a limpeza da lavoura que já apresenta a infestação. Por último, apresentamos o Fusão, um produto mais sistêmico, que tem um efeito mais rápido, protegendo a lavoura com 20 dias de antecedência, em relação a outros produtos do mercado.
Luciano Vilela
Representante Técnico de Vendas Ihara
Para essa edição da VTEC, trouxemos o nosso NK 520 VIP3, que oferece um ótimo padrão de espiga e não apresenta queda de resistência em relação a lagarta, além de possuir tolerância ao complexo de enfezamento, sendo a melhor biotecnologia do mercado, pode ser usado tanto no verão para grãos, como na safrinha. O NK 508 é um híbrido simples, de alto investimento, indicado para produtores que preferem trabalhar com híbridos convencionais. Também tem um ótimo padrão da espiga, com tolerância ao complexo de enfezamento, porém, sem tolerância ao glifosato e a biotecnologia VIP3.
Já o NK7201, é um diferencial para os produtores que têm dificuldades com o mofo branco e não conseguem fazer a segunda e terceira aplicação de fungicida. O produto possui resistência até o acabamento, pois é bem escalonado durante os ciclos. Para finalizar, temos o NK6201 que ajuda na formação de galhos, aumentando a quantidade de vagens e é indicado para o produtor que deseja mais rentabilidade e precocidade. Para mais informações, fale com a gente ou com um agrônomo Capebe.
João Paulo Mesquita
Representante Técnico de Vendas NK
Mais um ano estivemos presentes na VTEC para trazer informações, novidades e tecnologias aos produtores. Na cultura da soja, apresentamos dois produtos: o Alade e o Mitruin. O Alade é uma mistura de dois triazóis e uma carboxamida, que traz resultado no controle da ferrugem, além de controlar a antracnose e doenças de final de ciclo. O Mitruin é uma mistura de triazol e carboxamida, indicado para o controle da ferrugem asiática da soja, doença que mais traz prejuízo ao produtor. Do nosso portifólio de herbicidas, temos o Dual Gold, que é um pré-emergente para soja e milho, eficiente no combate de plantas daninhas de folhas estreitas, principalmente no momento de germinação da planta. Para finalizar, a Syngenta trouxe um ensaio com o Calaris. Ele é um produto da mistura de uma atrazina com a mesotriona, excelente para o controle do mato de folha estreita e larga, em pós-emergência na cultura do milho.
Artur Guedes
Assistente Técnico de Vendas da Syngenta
A Oxiquímica é uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento na linha de proteção e nutrição foliar e para a VTEC, trouxemos os principais produtos utilizados no cultivo de cereais. Na linha de proteção, apresentamos o Audaz, um produto revolucionário, com amplo espectro de ação, fazendo as funções de fungicida e bactericida. Já o Torped Gold, é uma tecnologia composta pelos 20 aminoácidos essenciais juntamente com matéria orgânica, que proporciona maior absorção pela planta, garantindo um bom desenvolvimento vegetativo e de enraizamento, resultando na maior uniformidade das lavouras.
A VTEC é uma grande oportunidade para os produtores conhecerem os produtos que a cooperativa trabalha, além de nos dar a chance de conhecer os produtores da região, nos dando a oportunidade de falar sobre nossos produtos e sanar todas as dúvidas. Para mais informações, não deixe de procurar pelo departamento técnico da Capebe.
Isamara Garcia
Assistente Técnica de Vendas Oxiquímica
Para a Sementes Biomatrix é muito importante estar presente na VTEC e levar ao campo, produtos e tecnologias que realmente fazem a diferença. Apresentamos na VTEC nossos híbridos para o cultivo de grãos e silagem. Dos produtos do nosso portifólio para Silagem, trouxemos o BM 3063, um híbrido triplo, de grãos amarelo e dentados, utilizado nas áreas de abertura, de porte médio/alto, aumentando a capacidade de produção de matéria seca por hectare. O BM 3069 é um híbrido simples modificado, com o ciclo um pouco mais rápido, preservando o grão dentado e amarelo, e o amido descompactado, sendo também um produto de porte médio/alto. O BM3069 já vem com o tratamento de semente industrial com Poncho, Dermacor e Votivo, bacilo que estimula o desenvolvimento radicular, para que a planta absorva mais água e nutrientes, e com efeito nematicida. Por último, temos o BM 3066, que é um híbrido de altíssima performance contra o enfezamento, preservando o grão dentado e amarelo, além de apresentar excepcional qualidade em fibra e amido.
Os 3 híbridos possuem uma larga janela de corte, característica essencial em nossa região para conseguirmos a ensilagem com a % ideal de Matéria Seca, 34 a 36%.
Luís Eduardo Zampar
Consultor de Sementes Biomatrix
A Sipcan Nichino esteve presente na VTEC para mostrar suas principais tecnologias aos produtores. Do nosso portifólio, o primeiro produto que apresentamos foi o Click, um herbicida seletivo de ação sistêmica, do grupo das triazinas. Seu principal foco é o manejo das plantas de difícil controle, apresenta um excelente resultado sobre corda de viola, caruru, buva entre outras plantas. Em pré-emergência, tem excelente controle nas plantas de folha fina, como por exemplo o capim amargoso.
Já o Fezan Gold é um fungicida multimix, ou seja, uma mistura de um Triazol (Tebuconazole) + um multissitio (Clorotalonil), possui formulação SC, que facilita seu manuseio. Os benefícios são o controle preventivo e curativo das doenças, manejo de resistência, dispensa misturas de tanque e otimiza custos. O Takumi é um inseticida de contato e ingestão, da família das Diamidas (Flubendiamida). Tem uma excelente ação translaminar, possibilitando o controle de lagartas na parte de baixo das folhas. Ainda falando do nosso catálogo, o Nutex Premium é um fosfito de potássio, enriquecido de silício. Ele é um indutor de resistência, que capacita a planta para evitar ou atrasar a entrada de patógenos, uma ferramenta adicional quando o assunto é manejo de doenças.
Carlos Darine
RTV Sipcam Nichino
Gabriel Penha
RTV Sipcam Nichino
A Sumitomo está há 2 anos trabalhando com a venda de defensivos agrícolas para os agricultores. Nesta edição da VTEC, o nosso objetivo é trazer as inovações tecnológicas para mostrar o que temos a entregar ao campo. Para o tratamento de sementes, a Sumitomo apresentou a plataforma SeedProtection, um programa de tratamento de sementes com 2 inseticidas e 1 biodemaxida.
Esse tratamento tem a função de estruturar a planta aumentando a produção de saca por hectare. Na fase do vegetativo, é usada a Citonina que domina os galhos fortalecendo a planta. No período produtivo, o foco é uniformizar e potencializar a florada, utilizando a Giberelina. Falando em lançamento, nós estamos trabalhando com o fungicida Carboxamina, um produto sistêmico, muito eficaz no controle das principais doenças da soja. Falando em benefício, a imperfluxan é uma carboxamida inovadora, que no primeiro dia é conduzida pelos vasos da planta, trazendo resultados.
Gostaríamos de agradecer a todos pela oportunidade, é uma honra ter participado do evento da Capebe. Esperamos vocês no próximo ano!
Fausto Ferreira
Especialista em Biorracionais Sumitomo Chemical
Nesta edição da VTEC, a Yara apresentou novas tecnologias de nutrição foliar e de nutrição de base. O principal objetivo foi mostrar nosso programa nutricional, para o cultivo de milho e soja. Separamos dois produtos para apresentar aos cooperados:
O Yara Vita Phosancobio, um polinutriente com extrato de algas, que vem trazer maior resistência ao estresse climático, deixando a planta mais resistente, ou seja, ela consegue performar em momentos adversos. Já o Yara Vita Amanzinc, tem a função de fornecer manganês e zinco para as plantas, dois elementos essenciais no cultivo dos grãos. Na cultura do milho, o zinco é um nutriente muito responsivo, pois é muito importante para formação de tecidos novos, ajudando assim no alongamento de colmo obtendo mais reservas para o enchimento de grão no ciclo final.
Túlio Vilas Boas
Assistente Técnico de Vendas Yara
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |