A fábrica de rações Capebe existe desde 1981 e vem trabalhando para levar até o produtor produtos acessíveis e de boa qualidade. Ciente de toda essa importância, a atual diretoria se empenhou em investir em uma nova fábrica e levar assistência e produtos de ponta aos nossos produtores. Dessa forma, deu-se início a um projeto ambicioso e que muitos diziam ser até “impossível”. Em um cenário de recessão da economia nacional, a Capebe não mediu esforços e investiu para que a fábrica mudasse de patamar e se tornasse referência. Foram realizados investimentos para a aquisição e montagem de uma nova fábrica de rações, automatizada e com a melhor tecnologia disponível no mercado.
Também houve o investimento na contratação de profissionais especializados para que assim, pudessem dar andamento ao projeto e levar assistência técnica especializada ao nosso cooperado, onde, no período foram realizadas mais de 2.500 visitas técnicas no tocante a nutrição animal para nossos cooperados. E os números evidenciam e comprovam que as ações feitas lá no início de 2016 geraram frutos nos dias de hoje.
Em 2015, com a fábrica de rações em baixa, estávamos produzindo uma média de apenas 1.282 toneladas/mês. Após toda a reestruturação da nova fábrica, acompanhado de ações e projetos desenvolvidos desde então, elevamos nossa produção média nos anos de 2016 a 2019, para 1.535 toneladas/mês. Um crescimento médio de 19,7%. Crescimento que gerou um acréscimo na receita da fábrica de rações em cerca de R$ 4 milhões/ano; e no acumulado dos últimos quatro anos próximo a R$ 16 milhões. Importante ressaltar que crescemos em um período de recessão, em que, muitas empresas do setor fecharam suas portas, isso comprova que os nossos produtos são de qualidade e eficientes para os animais.
Quando falamos em qualidade temos que destacar também a nossa linha de produtos lácteos. Desde 1963, os laticínios Capebe trabalham com formas de melhorar ainda mais a qualidade desses produtos que ganharam o gosto do consumidor.
Em 2017, a gerência de vendas iniciou um trabalho focado no leite Blink Capebe que é um leite UHT, com a força de mercado da marca Capebe, de excelente qualidade, embalagem 100% reciclada, econômica e um produto com selo da Agricultura Familiar (SIPAF), valorizando o trabalho e dedicação do produtor rural.
Nossa equipe de vendas contava inicialmente com 18 representantes comerciais que atendem os estados de Minas Gerais e São Paulo. Sendo que, nosso maior volume de comercialização é destinado ao interior de SP. A primeira etapa do processo foi a aproximação desta equipe, estreitando as relações comerciais e atendendo as necessidades do mercado varejista, buscando novos mercados (como cozinhas industriais/presídios e asilos) e juntamente ao projeto readequamos as áreas de atuação e atendimento, conseguindo uma otimização da logística de pedidos e entregas.
Conhecendo melhor o setor de maior atuação comercial, apontamos a necessidade de aumento da produção do leite Blink. Apresentamos esta projeção de crescimento para a diretoria da Capebe, tivemos o total apoio ao nosso plano de expansão e hoje trabalhamos com 2 turnos de produção. Passamos de 40 mil litros/dia, para 70 mil litros/dia. Refletindo diretamente na excelência do atendimento aos clientes, mais eficiência nas entregas (estoque maior) e gerando empregos diretos e indiretos para a cidade.
Paralelo ao trabalho com a fábrica do leite Blink, temos um mercado muito promissor no segmento de varejo da nossa linha de queijos, manteiga de primeira qualidade, requeijão cremoso e doce de leite, todos produtos com certificação do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e também com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).
Visando a colocação dos nossos produtos neste nicho de mercado, que são as redes e o varejo local, trabalhando em todo Sul de Minas, iniciamos nossa parceira em redes de expressão como as lojas Bretas, Lojas ABC, CB Supermercados, dentre outras lojas individuais e agora, estamos presentes em várias cidades da nossa região. Sem dúvidas, esse é um trabalho a longo prazo, conquistando a cada dia um novo espaço nas gôndolas dos supermercados e mais uma vez com apoio total da diretoria e gerências que acreditam no trabalho e potencial que temos nos Laticínios.
Outro produto que ganhou mais qualidade é o nosso café superior. Em junho de 2019, ele foi exposto durante a International Food Exhibition 2019, em Guangzhou, na China. Queremos tornar o nosso produto conhecido e competitivo em nível internacional. Estamos cada vez mais ampliando nossos horizontes e levando a qualidade do café brasileiro para fora. A tendência é que os estrangeiros se encantem e comecem a consumir nosso café. Para os próximos anos, iremos criar novas linhas e segmentos do nosso café.
5 – ENTREVISTAS
“Conseguimos expandir bastante a área comercial das Rações Capebe graças a qualidade dos nossos produtos. A matéria prima que a gente trabalha é o milho que vem do nosso produtor, selecionado criteriosamente com a soja, uma parte com minerais e também os núcleos que são inseridos nas rações para maior desempenho do animal. O produtor, tendo um produto de qualidade sabe que terá bons resultados. O custo/benefício aparece no final das contas. Hoje, trabalhamos com uma fábrica de primeiro mundo com equipamentos de ponta e profissionais capacitados. Com essa gestão temos a certeza de estão olhando especialmente pelo cooperado. Hoje, todo cooperado está bem atendido. Com isso, a gente conquista cada vez mais a satisfação deles.
Túlio Andrade Monteiro de Barros
Gerente de Produção
“Hoje a Capebe já trabalha com uma equipe de representantes comerciais atuando, principalmente, no interior de São Paulo; estamos ampliando para Belo Horizonte e também para as cidades do entorno de Boa Esperança. Levamos nossos produtos diretamente para os mercados locais, fortalecendo a marca Capebe e facilitando esse acesso ao consumidor. Nesta ampliação, temos o total apoio da diretoria, eles investem e acreditam no trabalho. Um exemplo, foram os dois caminhões refrigerados que precisamos e a cooperativa comprou para facilitar as entregas. Recentemente, dobramos a capacidade de produção do leite Blink, criamos um novo turno de trabalho nos laticínios por conta desse avanço nas vendas dos nossos produtos. Para 2020, teremos novidades com o lançamento e ampliação das nossas linhas de cafés e também a modernização das nossas embalagens, mantendo sempre a qualidade e tradição Capebe”.
Vanessa Oliveira Silva
Gerente Comercial Laticínios
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |