Lutar é uma opção, ganhar não é uma consequência sempre óbvia, é preciso esforço e técnica. Há seis anos, a Fábrica de Rações Capebe esteve à beira de ser interditada pelo Ministério da Agricultura. Agora, em outubro, se tornou (oficialmente) a primeira do país a produzir rações para bovinos de lactação livres de antibióticos. Um feito de tal dimensão gera impactos em todo o Agronegócio. Uma conquista histórica.
Após um ano de participação ativa e direta em conquistas de cooperados, inclusive já divulgadas em edições passadas do Informativo Capebe, como a premiação do Ideagri à Fazenda Alto da Serra, da família de Wellington Costa – Ton da Serra -, a fábrica permaneceu trabalhando e expandindo sua produção. Em um ano de seca e dificuldades de pastoreio, as Rações Capebe se inserem em outro patamar.
O desafio
Quando se iniciou o projeto da certificação, foi um trajeto do zero. Eliminar os antibióticos das rações foi uma pesquisa desde a base, que deu trabalho para toda a equipe, como explica Gustavo: “Quando nos propomos a pesquisar, não tinham respostas de pesquisas, ninguém tinha feito antes. Desbravamos e chegamos até aqui, o impossível existe até que se prove o contrário”.
André Reis – Diretor presidente da Capebe
“Ficamos muito orgulhosos por ser a primeira fábrica do Brasil. Entre cooperativas e empresas privadas, a Fábrica de Rações Capebe é referência em todo o país. Isso é o primeiro passo da reformulação que estamos fazendo. Você vê vários laticínios fazendo propaganda de produtos de bem-estar animal, porém nenhuma certificada como os nossos produtos, com tudo protocolado, levando segurança alimentar e a qualidade Capebe de sempre para o consumidor. Temos que agradecer muito as parcerias e os colaboradores que tanto trabalharam para tornar um sonho em realidade. Nossos parceiros da Nutron, que nos apoiaram em todos os momentos de uma certificação difícil. Pelo fato de ser a primeira fábrica certificada, não havia referências e as parcerias foram muito importantes. Estão todos de parabéns, os nossos produtores que confiaram em nós, nos fazem capazes de realizar tudo isso e passar confiança para os nossos consumidores”.
Flávio Spineli – Diretor comercial da Capebe
“É um momento gratificante. Somos a primeira empresa a nível do Brasil. Não foi fácil, é resultado de muito desempenho, dedicação e parceria entre nossos colaboradores e a Nutron. Agradeço a todos da fábrica e da Nutron, que dedicaram e trabalharam para concluir esse trabalho. Chegamos em 2020 e estamos lapidando uma obra valiosa na Capebe, dessas que devem ser executadas paulatinamente, para não ser pego de surpresa e ter que enfrentar percalços. Enquanto representamos tantos produtores e clientes, nosso compromisso é produzir bem e prestar serviços aprimorados, a partir de medidas inovadoras, como essa da certificação. Estamos em um país que ainda não restringe o uso de antibióticos, é algo feito na Europa, mas nós devemos acreditar na nossa terra, nas nossas ideias e responder ao mundo o porquê sermos motores do Agronegócio. Foi um momento emocionante. Sentir a gratidão pulsando nos corações de quem acompanhou essa vitória, nos faz alegres, satisfeitos, nos permite sentirmos uma atmosfera positiva, tudo isso compartilhado entre todos. Cada um tem a sua digital nesse troféu”.
José Neife de Miranda – Diretor administrativo da Capebe
“Como muito bem esclarecido, não foi apenas o nutriente produzido na fábrica que mudou, a fábrica em si precisou mudar, se reinventar e dependeu de excelentes profissionais para isso. Fico imensamente contente quando vejo vencermos. Sempre irei me referir a nós, nunca a um ou dois em especial. Especial aqui, somente os nossos serviços e produtos, que planejamos e discutimos melhorias todos os dias em todas as nossas deliberações. Carregar a autoridade de ter a primeira ração comprovadamente sustentável, é para inspirar a buscar mais, não se conformar e entender que com inteligência e gestão, avançamos e aprendemos, cumprimos nosso propósito. Agradeço e parabenizo colaboradores e parceiros, supervisores, auxiliares, operadores, que executam suas tarefas com compromisso e fazem da nossa fábrica um ponto de inovação e referência”.
Ronald Couter Junior – Líder de Negócios Bovinos de Leite da Nutron
“Temos visto cada vez mais que, para a população, a segurança alimentar é um direito. Para você conseguir garantir isso, é preciso ter a certeza de que está sendo produzido tenha essa segurança assegurada. Um dos temas aquecidos hoje em dia, é com relação à presença de antibióticos, entre alguns que podem ser nocivos à saúde humana. Reduzi-los na dieta dos animais e demais resíduos dessa substância transmitida aos alimentos em geral, é um benefício. Primeira a certificar, a Capebe é uma pioneira e traz a garantia de que boas práticas estão sendo utilizadas e a presença de antibióticos é descartada de verdade, já que a certificadora é uma empresa independente e creditada mundialmente. Isso faz parte da visão da Capebe em ser uma cooperativa inovadora e responsável, o que gera valor para ela, seus cooperados e para toda cadeia que consumir das Rações Capebe. Quando o produtor tiver que usar algum antibiótico, usará os indicados pelos veterinários e que provocarão os efeitos necessários nos animais, sem excessos. Isto é atitude de uma organização preocupada com o bem-estar das pessoas e dos animais, responsável pela sua qualidade e segurança”.
Alexandre Souza – Líder de Tecnologia da Nutron
“É um momento histórico e todo o mérito da Capebe pela inciativa, procurando uma necessidade do mercado e tentando melhorar. Conseguimos colaborar, o espírito de time da equipe da Nutron e da Capebe me impressionou muito. Correram atrás de uma certificação única, a QIMA/WQS é uma certificadora internacional, com um grande peso. Eles certificam outras empresas da indústria alimentícia, como BRF e McDonald’s. É uma empresa idônea e independente. Em um curto espaço de tempo, a equipe conseguiu se adaptar e se preparar para uma auditoria complexa. Tiveram organização”.
Como isso foi possível?
Para fabricar as Rações Capebe, a Capebe conta com a parceria da empresa Cargill-Nutron, uma das maiores do setor alimentício do país, com 56 anos de história no Brasil. “No final de 2015, a Capebe procurou uma parceria e a Nutron (empresa de nutrição animal da Cargill) chegou com um pacote de ofertas, não só de fornecimento de minerais, mas com um projeto de serviços e equipe. Ela entregou isso, caminhando ao nosso lado e deslocando de uma produção de 915 toneladas em 2015, para o recorde de 2.368 toneladas em agosto de 2021. Agora, em outubro, vamos fechar com 2.500tn, em um processo que não foi fácil e sempre teve muito trabalho e apoio entre Capebe e Nutron. Foram dias e noites de trabalho e estudos, para agora colhermos o que foi plantado com afinco”, conta Gustavo Vilela, responsável técnico das Rações Capebe.
Antes mesmo do documento oficial, as Rações Capebe já mostravam sua eficiência conquistando cooperados e ganhos. Mas para decretar a exclusividade do produto, faltava o “carimbo final”, que foi afirmado pela empresa certificadora, QIMA/WQS, presente em mais de dez países e atuante em diversas áreas da indústria alimentícia, desde o campo até a mesa, oferecendo soluções para mais de 20 mil empresas de toda a cadeia produtiva.
No dia de entrega do certificado, esteve presente o diretor de Vendas da QIMA/WQS, Luiz Felipe Freitas, que contou um pouco a respeito da escolha da empresa pela Capebe e a Nutron para a auditoria. “Entramos no processo através de uma parceria que temos com a Cargill. Somos certificadores deles em outros projetos, como o de bem-estar animal, cujo pode ser o próximo passo da Capebe, que já está na frente, buscando a sustentabilidade. Vocês traçaram um caminho pioneiro na sua categoria”.
Além de auditorias em ração animal, a QIMA/WQS trabalha com vários outros projetos de certificação relacionados à agropecuária, segurança alimentar, auditorias éticas, selos de qualidade, inspeções, treinamento e gestão da cadeia de fornecimento no mercado global.
Ao lado de Gustavo, representante da Capebe, a Nutron teve como sua representante em campo, para levar as rações aos cooperados, Livia Figueiredo, coordenadora técnica da empresa. Para passar pela certificação, a equipe das Rações Capebe não se reajustou apenas na fábrica, foi uma missão de reorganização em vários níveis da produção e comercialização do produto.
“Temos foco em resultado, dentro da fábrica e da porteira da fazenda do cooperado para fora também, a Capebe foi uma das pioneiras a acreditar na tecnologia, assim como a Cargill-Nutron. Quando viemos com a proposta do uso dos fitogênicos na ração (composto orgânico), a intenção era entregar mais proteína no leite e mais resultado para o produtor. Fitogênicos são compostos de eficácia estudada e comprovada no organismo da vaca. Para regulamentar a fábrica, o controle dela também foi um peso”, explica Livia.
Na geração do século XXI, existe um novo cenário de mercado social, um mercado que cobra muito mais questões socioambientais que no passado. Agora, o lucro único e indiferente não possui o mesmo respaldo de antes. Se questiona onde e como algo foi produzido.
“Além do foco em resultado, nossa parceria visa algo mais amplo e a sustentabilidade é um desses focos. Se tratando disso, as Rações Capebe entregam eficiência alimentar e um efeito ambiental positivo. É preciso o mesmo recurso para se produzir mais, a gente melhora a imunidade dos animais, é trabalho em bem-estar animal. É uma sustentabilidade econômica e ambiental. Há semanas atrás, tínhamos veículos jornalísticos noticiando estudos, avaliando a troca de antibióticos por óleos essenciais. Enquanto estão cogitando a ideia, nós concluímos esse trabalho iniciado há um ano”, observa a zootecnista de formação.
Fora os recordes em quantidade, 2021 também trouxe recordes em qualidade. Wellington Costa e o pai, Antônio, conseguiram o primeiro lugar em sua categoria no Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), no quesito qualidade de leite. “Com as Rações Capebe, nosso gado aumentou a produção e melhorou a saúde do rebanho. Foi uma reviravolta na fazenda”, diz Wellington.
Em outubro, a Fazenda Faxina, do cooperado César Garcia também recebeu o reconhecimento do Ideagri e está entre as 100 melhores do Brasil. Premiações como estas, são resultado de muito esforço e trabalho, tanto dos produtores, quanto do nosso departamento técnico, que não mede esforços para ajudar os nossos cooperados.
E para finalizar, a Fazenda Santa Terezinha, do cooperado Rodrigo Araújo, foi mais uma das fazendas reconhecidas pelo Ideagri. São números a nível nacional e a Capebe, com seus cooperados, faz seu papel de fortalecer os seus produtores e oferecer o que há de melhor em produtos, serviços e atendimentos.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |