Desde 2016, percebemos a necessidade de organizar a geração de informações gerenciais e operacionais para focarmos numa gestão transparente, com governança e eficiência. Iniciamos a construção de um plano estratégico com metas de curto, médio e longo prazo. Mapeamos a Capebe e criamos a base de um plano de centros de custos de acordo com três áreas de atuação divididos em nove negócios:
Realizamos um diagnóstico em todos os negócios, mas com foco inicial no Institucional da Cooperativa. Como por exemplo, no Departamento de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Departamento Fiscal, Departamento Contábil, Tesouraria, Cadastro e ainda, criamos uma área de Análise de Negócios, Desenho de Processos e Controle Interno. Buscamos ajuda através de consultorias externas em vários segmentos da gestão, sendo que os processos foram mapeados e desenhados com o intuito de apontar as mudanças necessárias.
Conseguimos iniciar em 2018 a implantação de um novo Sistema de Informações, ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa). Este sistema opera todas as transações e compila as informações garantido integração, segurança, padronização, rastreabilidade e velocidade em todos os processos. Em 2019, todas as áreas institucionais já operaram nessa nova plataforma.
A mudança veio em um momento oportuno mostrando a responsabilidade dos envolvidos na direção da Capebe em oferecer o melhor aos associados, colaboradores, clientes e parceiros. Esta primeira fase foi focada na base da gestão seguindo as normativas de transparência e governança e comunicando aos nossos cooperados os objetivos que estamos almejando.
Para monitorarmos as operações de maneira mais assertiva e analítica, criamos um novo plano de centros de custos, um plano de contas financeiras e revisamos o plano de contas contábeis alinhando as informações para atender a dimensão legal, social e gerencial da cooperativa. Criamos ainda a estrutura de projetos (similar a uma filial) cada qual com um coordenador onde os negócios e as operações são executados.
Nesse período, oferecemos treinamentos aos nossos colaboradores para preparar, capacitar e desenvolver novas habilidades e competências para que as mudanças sejam executadas e haja continuidade nas melhorias. Na sequência, estamos em fase de implementação de um outro Sistema de Informações (BI – Inteligência de Negócios) para melhor gestão de dados e síntese dos resultados focando na melhoria dos processos e práticas de gestão, revisitando todos os processos, e produzindo informações para decisões estratégicas nos nossos negócios.
Com relação à gestão financeira, conseguimos avançar de maneira significativa nos nossos relacionamentos com os parceiros e instituições financeiras, focando na transparência, na segurança e clareza dos nossos objetivos de curto e longo prazo. Conseguimos diminuir as taxas efetivas de juros, alinhando-as com as taxas nominais através da seleção de contratos e bancos mais adequados às nossas necessidades e realidade no segmento de agronegócio. Priorizamos ainda, o aumento na liquidez corrente com o alongamento das dívidas e quitamos todos os empréstimos e obrigações referentes ao estoque de café.
Até aqui fizemos um básico em gestão, uma base elementar e importante, possibilitando a geração de relatórios e indicadores para que cada unidade de negócio tenha suas metas, limites, margens e demais referências operacionais. Avançamos muito em termos de dados, informação e governança. Para 2020, ainda temos muito trabalho e desafios para serem superados focando nos negócios estratégicos através do plano de negócios com as definições básicas da cooperativa como missão, visão e valores, alinhando as operações ao plano de desenvolvimento da Capebe.
ENTREVISTA
“Não tenho dúvidas que hoje estamos mais eficientes do que antes. Ainda temos um caminho a seguir, mas já demos grandes passos para chegar no nosso objetivo. A verdade é que a cooperativa tem que ter uma visão empresarial, mas nunca perder sua essência cooperativista. O cooperado tem que vir aqui e encontrar um serviço de excelência e qualidade. Ele precisa encontrar um preço atrativo tanto na compra de insumos, quanto na venda seu produto acabado (café, leite, milho e soja). Assim sendo, não podemos mexer na margem bruta, temos que trabalhar ao máximo para deixar essa margem com o produtor. É aqui que a gestão consegue atuar: nas despesas operacionais, garantindo uma operação enxuta e, nas despesas financeiras, diminuindo no limite o custo de capital pra girar a empresa.
Não podemos perder a essência de uma cooperativa que é quando um produtor se junta com outros produtores para venderem melhor seus produtos e comprar melhor seus insumos. Nós temos que fazer com que esse negócio seja bom também para os nossos parceiros, para os nossos fornecedores e colaboradores. Não é tirar de um para o outro ganhar, é produzir e fazer com que todos possamos ser beneficiados. Essa é a essência de uma cooperativa e é por isso que a nossa missão é: Construir uma forte relação de parceria duradoura baseada na confiança que beneficia a coletividade geradora de riqueza”.
Paulo Morais Lemos
Gerente de Controle e Planejamento
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