Desde julho, os produtos Mombó chegaram nas casas das pessoas. Cada dia, mais pessoas vão conhecendo a nova linha de produtos da Capebe. Buscamos trazer para o mercado uma marca tradicional e inovadora ao mesmo tempo, com uma embalagem atraente e com um resgate para a história mineira que leva um pouco do início da nossa região. Além disso, a qualidade Capebe continua intacta em todos os lácteos fabricados em nosso Laticínio. Essa é uma busca de expandir o mercado, produzir mais e melhor e beneficiar sempre o pilar de sustentação de todo o sistema da cooperativa: os cooperados.
Fortalecer o cooperado é sempre a intenção maior, a de destaque, a que se dá ênfase, como ressalta Flávio Spineli, diretor Comercial da Capebe. “Para se compreender melhor como anda a imagem dos produtos Mombó nos comércios, é crucial consultar quem consome e vende a marca desde quando ela chegou aos diversos estabelecimentos da região. Antes, quem era cliente dos lácteos da Capebe, contava só com uma opção nas prateleiras, agora, são duas possibilidades”.
“Tenho só 50 anos de Capebe na minha vida. Existe o forte ditado popular de que ‘na necessidade se desperta a criatividade’. Em 1962, quando o lago de Furnas alcançou Boa Esperança, um laticínio anterior ao da Capebe foi inundado e o seu proprietário optou por não receber mais leite dos fazendeiros. Como no período a Capebe já tinha alguns investimentos na cidade e os produtores precisavam de um destino para o leite, a cooperativa passou a receber o leite deles. Com o tempo, a Capebe deixou de apenas revender o leite para a indústria e começou a industrializar seus próprios lácteos e isso nos trouxe um crescimento que perpassou muitas gerações. Essa necessidade de um suporte para os pecuaristas foi o início da cooperativa”, conta o cooperado Capebe e especialista em queijos, Romeo Messora Vanner.
Realmente, foi com o leite e os combustíveis que a Capebe se formou, há 58 anos. “Sempre foi trabalhada a marca Capebe, porém, surgiu a necessidade de uma outra para se gerar competitividade entre os produtos. Apesar do nome Capebe ter tamanha tradição, não havia ainda uma marca independente da cooperativa. Uma marca possui alto valor. Se amanhã os produtos Mombó bombarem por todos os lados e aparecer o interesse de alguém em comprar a marca, a Capebe poderá vendê-la separadamente, sem interferir em nada da cooperativa como um todo. Uma marca, quanto mais divulgada e valorizada, mais estimada fica”, explica Romeo.
Claramente, a Capebe como cooperativa, é muito maior do que apenas um produto ou serviço. Criar mais uma marca, é uma jogada comercial: “Eu vejo isso como mais uma estratégia de mercado e marketing, apesar da Capebe já ter sua tradição e eu considero isso uma grande evolução”, acredita Messora.
Romeo Messora é da família dona do laticínio que teve que fechar suas portas antes da fundação da Capebe. Ele é especialista em queijos e garante manter o estoque de produtos Mombó em sua casa, desde o lançamento. “Na minha geladeira tem coleção de manteiga da Capebe e não notei diferença os produtos Capebe e Mombó. Com as tradições enraizadas da Capebe, os produtos Mombó são um prosseguimento da qualidade, seguindo a tendência de buscar melhorias sempre. Estamos progredindo a marca Capebe, não perdendo qualidade”, garante.
Romeo afirma que a cor e o design das embalagens são atraentes e dão destaque aos produtos. “Eu acho uma ótima ideia ter duas marcas no mercado. Vamos trabalhar com duas ferramentas e eu torço pelo seu sucesso. Esse é meu desejo como cidadão dorense e cooperado Capebe. Isso é uma maneira de valorizar o produto do cooperado, através dessa industrialização e alcance de mercados. Assim, é possível o produtor ser melhor remunerado. Confio no mercado lácteo e na importância da competitividade com qualidade. Na Capebe nós temos isso”, garante Romeo.
Nivaldo Leopoldino é cooperado em Boa Esperança e tem uma história interessante e relacionada ao nome da nova marca. Ele já morou em uma comunidade da região, chamada Mombó. “Acredito nas boas iniciativas da Capebe, sempre compro os lácteos para trazer para casa”. Sua esposa, Dona Mariana, também diz “adorar os produtos, os queijos” e que a embalagem ficou “perfeita”. “Está uma delícia! Aprovo e recomendo”, exclama ela. “Eu achei a embalagem muito bacana e o produto muito bom. Eu aprovo”, ressaltou Nivaldo.
Maria Almeida, cooperada em Boa Esperança, é filha de Boanerges de Miranda, um dos fundadores da Capebe. Sua vida tem a Capebe como personagem. “Meu pai nos deixou como cooperados. Eu sou cooperada há mais de 25 anos, ele sempre nos ensinou sermos fiéis à Capebe, porque lá é a nossa casa, era nela que comercializávamos os nossos produtos e nos valorizava como agricultores. Continuamos sendo assim, sou consumidora dos produtos da Capebe, toda a linha de lácteos. Achei muito interessante essa nova estratégia comercial. Está uma delícia, o queijo, o doce para uma sobremesa de domingo, a embalagem linda. É para dar de presente para alguém. Quem não quer ganhar esses queijos maravilhosos? Estão com uma aparência de dar água na boca e continua a qualidade do Laticínio Capebe”.
Gilmar Neves Leonardo – “Eu curti a ideia da nova marca, que é sim aceita. Experimentei, é excelente. Meu pai é produtor e fornecedor de leite da Capebe e diversificar os produtos é uma chance de melhorar os ganhos e aumentar qualidade. Foi bem-feita a embalagem dos produtos Mombó, a qualidade é indiscutível, sempre foi a melhor. Espero que seja sempre assim, em busca de inovações. Pode provar que você vai gostar”.
Shirley Reis – “Faz anos que trabalho com os produtos da Capebe para fazer espetinhos de queijo assados. Eu prefiro a qualidade Capebe e gostei muito da nova embalagem. É mais um nome, com a mesma qualidade. Recomento para todos.”.
Sidney de Oliveira – “Dou destaque ao Queijo Prato Mombó, gostei muito, além do parmesão também, o doce de leite suave e saboroso. Fora o produto em si, as embalagens ficaram muito chamativas”.
Giovani Bonacconsi – “Consumo produtos Mombó no dia a dia e adorei a nova embalagem, mais moderna e bonita. Quanto à qualidade, continua a mesma”.
Giordane Bonacconsi – “Eu, meus amigos e familiares consumimos os produtos lácteos da Capebe e agora, tivemos a grata surpresa de encontrar os produtos Mombó, que vem para agregar e dar continuidade aos processos de fabricação do Laticínio Capebe. Estamos muito satisfeitos com os produtos Mombó e continuaremos consumindo. Acho muito interessante essa nova forma de expandir os produtos da Capebe, através do Mombó, ao lado de quem produz o leite comercializado entre nós, ainda mais com a nova embalagem, que por si só já deixa a gente com água na boca”.
Ronício José de Sousa – “Eu sou cooperado há 20 anos e fornecedor de leite e café. Falar de produtos Mombó é falar de excelência, qualidade, um sabor delicioso! Se Deus quiser seguirá bem e os produtos melhores ainda. Quanto mais produtos fizermos melhor, melhor será o produto final. É a cooperativa que faz a assistência do cooperado. Não resolvemos as coisas sem a Capebe. Estamos juntos, em time que está ganhando, não se mexe, vamos continuar juntos para a Capebe crescer muito mais”.
José Márcio – “Consumo os produtos da Capebe há cerca de dez anos. São produtos de excelente qualidade. Antes eu comprava lácteos de nome Capebe, agora provei os produtos Mombó e também gostei muito. Apesar da embalagem nova – que também ficou bonita – o principal é a qualidade. Como cooperado, eu entendo como o marketing é importante para a conquista de novos mercados. Mombó é uma marca que significa novidade, uma ótima iniciativa”.
José de Assis – “Eu sou pecuarista e eu tenho é a agradecer por essa parceria. Trabalhamos ao lado da Capebe, com as Rações Capebe, os ótimos medicamentos veterinários e agora o novo desenvolvimento: os lácteos Mombó. Isso é muito importante para nós, que produzimos, mas não vendemos e precisamos do suporte, de um leque de opções para podermos trabalhar. Vamos sim usar os produtos da Capebe porque são todos bons. Mombó é ‘mó’ bom!”.
Cássio Miguel – “Tenho 20 anos de Capebe e gostei sim da iniciativa dos produtos Mombó. É a mesma qualidade e uma embalagem inovadora. Eu parabenizo os cooperados e a Capebe por terem se ajudado e possibilitado o que há de melhor chegar à nossa comunidade”.
Vicente Mourão – “No início, achei estranho o fato. Acredito que a Capebe é quase um patrimônio da cidade de Boa Esperança – percebi isso quando morei lá -, mas o que eu vi, é que nada mudou, a qualidade é a mesma e o nome comercial vai ajudar a cooperativa a alcançar novos mercados. Trabalho com queijo e falo com segurança que adoro os produtos da Capebe, são excelentes, excepcionais. Eu recomendo”.
José Flávio Teixeira – “Com os produtos novos da Capebe em circulação, os preços podem melhorar para nós que produzimos leite. Foi muito boa a ideia da nova marca. Provei do queijo e gostei muito”.
José Lourenço Dutra – “Eu já fui fornecedor de leite da Capebe, hoje em dia invisto na Cafeicultura, a gente tem que diversificar e não ficar parado. Devemos dar continuidade à Capebe porque ela é muito necessária para nós, tudo o que tenho de maquinário na minha propriedade, foi comprado na Capebe. Busco ser um cooperado ativo no cotidiano da cooperativa, participo de reuniões e não tenho a intenção de sair. Diante dos contratempos na última safrinha de milho, da falta de insumos e seu consequente encarecimento na produção de leite, a inciativa dos produtos Mombó foi uma boa escolha para dar sequência no mercado e valorizar o trabalho do cooperado, o momento pede isso”.
Gessica Silva- “Vejo a Capebe como uma cooperativa de grande estrutura, que nos passa confiança e nos atende muito bem. Ficou muito bonita a embalagem dos produtos Mombó e com certeza, valorizará muito nossa marca. Isso é uma iniciativa que eu aprovo e sei que é para melhor”.
Beatriz Pacheco é pecuarista e administra a Fazenda Barreiro, na região de Ilicínea, a qual herdou de seus antepassados e junto com o irmão, tomaram a responsabilidade de cuidar do gado. Pela experiência que tem no ramo da pecuária leiteira, Beatriz diz que “a Capebe tem buscado a inovação e a marca Mombó é mais uma ação nessa direção. Creio que essa é uma forma de mostrar ao consumidor o novo conceito de produção de leite, ligado ao bem-estar animal e a sustentabilidade. Tem tudo para dar certo e nós, como cooperados Capebe, incentivamos a marca e eu acredito que será benéfico para a Capebe, o produtor e o consumidor, que busca por qualidade e transparência nos produtos. Isso está em conformidade com os nossos objetivos de sustentabilidade”.
Geoval da Costa está com a Capebe há mais de trinta anos. Ele trabalha com café e leite. “Quando provei um dos queijos, me deu a impressão de ser um queijo até mais fino, coisa chique”, brinca Geoval. Sobre ter mais uma marca no mercado, Geoval acredita que “é necessário valorizar sim o pequeno produtor”.
Joaquim Adelino, cafeicultor e consumidor dos lácteos da Capebe. Durante o Plantão de Negócios Capebe 2021, ele esteve presente, fez negócios e ainda levou para a casa brindes de produtos Mombó. “Achei bom demais! Aquela manteiga, o queijo, tudo bom demais, algo especial. Essa ideia de se ter mais uma marca, é muito necessária. Precisamos de suporte. Eu já vendi leite e tive que parar exatamente por conta do baixo preço do litro. Ainda tenho um gado e vontade de produzir. Isso é bom para melhorar as coisas, eu posso variar entre o café e o leite e ter mais de um negócio, ganhar mais”, pontua o cooperado. No quesito qualidade, Joaquim é tranquilo em garantir que nunca comeu “um queijo gostoso igual a esse (falando dos queijos Padrão, Prato e Mussarela)”.
Francisco de Calais – “Sou cooperado agricultor e pecuarista. É uma melhoria essas embalagens dos produtos Mombó. Temos aceitação dos clientes, inclusive, o meu filho mora em Curitiba (PR) e toda vez que ele vem em Minas, leva embora produtos da Capebe para ele e para os amigos paranaenses, que encomendam queijos e o doce. Além disso, tem a higiene praticada no Laticínio, confiável, o que dá mais qualidade ainda aos produtos Mombó e demais produtos da Capebe”.
Varzoni José Pedroso – “Eu achei os produtos Mombó deliciosos. Indico a todos, cooperados ou não, que comprem dos queijos, são bons demais! Está com uma embalagem bonita, diferenciada, criativa”.
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