
Antes de falarmos sobre qualidade de silagem, vamos conhecer as principais exigências nutricionais de uma vaca
em lactação.
O principal ingrediente na dieta de uma vaca em lactação, são os carboidratos e não as proteínas. Cerca de 70% a 75% de carboidratos e 15% a 20% de proteínas, sendo o restante (5%) gorduras e minerais. Se a necessidade de carboidratos é até 4 vezes maior que de proteínas, o principal para a produção de uma vaca são os Carboidratos Não Fibrosos (CNF), como o amido. O impacto é muito grande e não é percebido na maioria das vezes pelo produtor.

Como visto nas tabelas, nas duas dietas o amido é o único ingrediente que muda a qualidade da silagem. Na dieta com silagem de alta qualidade, temos energia para a produção de 24,1kg de leite/animal/dia. Na dieta com silagem de média qualidade, são apenas 21,8kg de leite/ animal/dia.
Vamos usar de exemplo um rebanho de 50 animais para fazer o cálculo:

O que fazer para aumentar os CNFs (energia/amido) dasilagem para melhorar a qualidade da nutrição dos animais?
RESPOSTA: ANÁLISE DE SOLO!
É impossível termos uma silagem de qualidade com uma adubação deficiente e solo sem correção. Após o reparo, o produtor deve escolher um híbrido de qualidade comprovada, plantar no período ideal e fazer os manejos adequadamente. Você pode fazer a sua análise de solo no laboratório da Capebe:

Ponto de Corte:
Qual o ponto ideal de corte? Essa é uma decisão que impacta na silagem. Um milho colhido antes da hora apresentará menos MS (mais água), menos amido (grãos) e maior consumo pelos animais, porque se for colhido
“passado”, apresentará maiores níveis de lignina (alta fibra/dureza), menor digestibilidade e menores níveis de NDT
(Nutrientes Digestíveis Totais), reduzindo o aproveitamento e qualidade da silagem. Quanto ao ponto de corte, deve ocorrer quando a planta estiver próxima do PMF (Ponto de Maturidade Fisiológica), que é quando a planta acumula os nutrientes. Este ponto chega quando o milho atinge estágio de farináceo-duro e/ ou metade da linha do leite (onde cerca de 1/2 a 2/3 do grão já está farináceo).

Geralmente, o ponto de corte ocorre cerca de 20 dias após o ponto de “pamonha”. Pode variar de acordo com o milho plantado e a pluviosidade no período. A altura de corte deve ser de 30 a 40 cm do solo para evitar recolhimento de solo na colheita, reduzindo a presença de micro-organismos indesejáveis na silagem, o desgaste da máquina forrageira, a extração de potássio do solo e a pior parte da planta não é colhida. Uma silagem deve conter em torno de 35% de MS, acima de 30% de amido, acima de 45% de CNF, abaixo de 40% de FDN (Fibra em Detergente Neutro) e acima de 70% de NDT (Nutrientes Digestíveis Totais). Você pode avaliar a qualidade da sua silagem com a ajuda da Capebe. Peça a sua análise de silagem pelo telefone: (35) 9 9729-1530.
Prossessamento da Silagem/Tamanho de Particulas:
A porção de fibras do alimento é tão importante paravacas leiteiras, quanto as demais porções (energia, proteína e minerais). Se os grãos da silagem não estiverem bem processados, haverá grande perda nas fezes, o que limita a
produção e eleva o gasto com suplementação. Para avaliar as partículas, podemos usar a Penn State, peneiras com furos de diferentes diâmetros (19mm, 8mm e Fundo), conforme a imagem a seguir:

Segue abaixo os valores que temos trabalhado nos últimos 2 anos:

Simplificando Para Você:
Quando a silagem está sendo feita, uma amostra é retirada para ver se o tamanho está adequado. A tabela acima demonstra o quanto deve ficar retido nos níveis da peneira de acordo com o tipo de Ensiladeira que foi usada. O processamento define a qualidade da silagem. Não adianta uma silagem ter alto amido (acima de 30%), se não
estiver disponível para os animais. Grãos inteiros passarão intactos pelo trato digestivo do animal, sem liberar energia para a produção de leite. O grão processado é aquele que foi quebrado em pelo menos 4 partes. Essa falha acontece na maioria das silagens.
GUSTAVO PEREIRA VILELA
Consultor em Nutrição Animal – Rações Capebe











