Rotação de culturas entre soja e milho
Os benefícios de adotar essa prática
A rotação de culturas tem sido uma prática na lavoura de grande relevância no setor agronômico, isso porque, para manter os talhões em equilíbrio, é preciso que haja variedade de espécies vegetais cultivadas em mesmo solo.
A rotação de cultura consiste em alternar os tipos de plantios na agricultura, a fim de evitar problemas no solo do local. A produção de milho e soja em um mesmo solo, quando bem planejada e executada, garante resultados expressivos e sustentáveis a longo prazo.
As vantagens de se praticar a rotação de cultura entre soja e milho são diversas. Dentre elas estão:
Pesquisas apontam que algumas doenças relevantes têm se apresentado em maior incidência em monoculturas durante o verão. No monocultivo, é possível perceber um aumento populacional das pragas, o que levará consequentemente ao aumento no número de aplicações de inseticidas durante o ciclo da soja, aumentando o custo de produção.
Outra vantagem interessante da rotação de cultura entre soja e milho é a diminuição na proliferação de certas plantas daninhas adaptáveis a determinadas culturas. Tal fato se explica pela palhada deixada pela cultura do milho, que ajuda a reduzir o banco de sementes das invasoras.
Quando pensamos em rotação de cultura, é necessário falar sobre a raiz da soja e do milho. Enquanto a primeira possui raiz pivotante, o milho tem raiz fasciculada, fazendo com o que ao realizar a rotação de cultivo, as plantações explorem e absorvam nutrientes de diferentes nichos do solo e realizem uma descompactação biológica por meio de diferentes sistemas radiculares.
Quando se tem uma rotação de milho e soja de sucesso, o resultado ao longo do tempo, é o aumento da produtividade em ambas as culturas. Existem diversos experimentos que demonstram os benefícios desse tipo de técnica.
DE GRÃO EM GRÃO A CAPEBE SEMEIA VANTAGENS
Agradecemos a confiança de todos os produtores e a todos envolvidos pelo recebimento de mais de 520 mil sacas de cereais em nossos armazéns nesta safra de 2020.