Juntamente com a Diretoria, policiais da Polícia Rodoviária Estadual se reuniram com cooperados para debater alternativas para o transporte de maquinários nas rodovias da região. Com a colheita de soja e milho em curso e a de café prestes a começar, os produtores buscam saber como mover suas máquinas e implementos superdimensionados (com dimensões acima do que é permitido pela legislação de trânsito) entre as fazendas da região.
O Sul de Minas é uma das regiões que mais se desenvolve graças ao Agronegócio. Para trabalhar, os produtores precisam fazer o transporte de maquinários agrícolas nas rodovias. Nestes casos, algumas regras da legislação de trânsito devem ser seguidas para que haja segurança nas rodovias em situações como essas. Por isso, a Diretoria Capebe se reuniu com a PRE e cooperados para o repasse de orientações. O encontro tratou do transporte de carga indivisível, que são as máquinas que não se desmontam e justamente por esse motivo a atenção deve ser redobrada.
PARA VOCÊ QUE PRECISA TRABALHAR E NÃO PODE PARAR, a PRE separou algumas dicas e orientações sobre como locomover maquinários nas rodovias:
O principal critério a ser observado é a largura do veículo que pode atingir o usuário que está na outra via. Se for maior que 3,20 metros, o responsável precisa pedir a Autorização Especial de Transporte (AET) para o órgão competente, conforme a rodovia que será utilizada. Para as estradas estaduais, a requisição deve ser solicitada no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Já para as federais, a solicitação é através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
É preciso muito cuidado na hora de preencher o pedido de autorização. O solicitante (produtor) deve informar com transparência todos os dados do motorista e do veículo que irá usar, lembrando que os mesmos não podem ser trocados após o pedido. No caso de serviços contratados, é fundamental que o produtor saiba se os terceirizados estão cumprindo com as normas exigidas. Ficar de olho na data de vencimento da autorização – de 1 ano – também ajuda a evitar transtornos em caso de blitz, por exemplo.
O sargento Elisson Mendonça, comandante do Grupamento da Polícia Militar Rodoviária, de Boa Esperança, explica que o papel da Polícia Militar Rodoviária é fazer a fiscalização de acordo com a lei. “Nós da Polícia Militar Rodoviária, juntamente com os demais órgãos de trânsito atuam de forma a garantir o cumprimento da legislação de trânsito, para que acidentes sejam evitados.”, explica Elisson.
Para o diretor presidente da Capebe, André Reis, as explicações são muito bem-vindas, pois o cooperado vai estar mais seguro durante a execução das atividades, mesmo precisando se deslocar de uma região para outra. “O nosso objetivo é deixar nossos cooperados bem-informados sobre como fazer o transporte com segurança. A safra é um momento importante para a qualidade de vida de muitos, então temos a responsabilidade social de preservar a integridade de todos que estão envolvidos na cadeia produtiva do Agro, direto ou indiretamente. Nas rodovias, muitas vidas estão em jogo, então nós podemos ser uma fonte de informação, intermediando essa comunicação junto com a polícia e fazendo valer a nossa força e o nosso alcance, dado o porte da nossa cooperativa.” André lembra como os meios podem glorificar os fins, no caso, o produto colhido com segurança e sucesso. Ele acredita que essas informações darão mais tranquilidade de agora em diante.
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